Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Decisao significativa - TJSP dá provimento ao Recurso de Apelação contra BANCO DO BRASIL , excluindo juros abusivos de contratos bancários

há 8 anos

Decisao significativa - TJSP d provimento ao Recurso de Apelao contra BANCO DO BRASIL excluindo juros abusivos de contratos bancrios


O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo deu provimento em parte ao Recurso de Apelação interposto por uma empresa de Bauru contra o Banco do Brasil.

Segundo o entendimento do TJSP, a Instituição Financeira estaria cobrando juros indevidos relativos a empréstimos tomados pela empresa junto ao banco.

Ao Banco do Brasil foi solicitado, por diversas vezes, documentos que comprovassem o valor emprestado e os juros nele acrescidos pela falta de pagamento.

No entanto, o banco não apresentou tais documentos e, ainda, onerou a suposta dívida, de cerca de R$ 40 mil para mais de R$ 70 mil, aplicando juros de comissão de permanência.

Os Contratos que foram discutidos referem-se a Cheque Especial, Crédito Rotativo e Cartão de Crédito.

À exceção do crédito rotativo, cujo contrato foi anexado aos autos, nos demais, o TJSP determinou a exclusão da capitalização mensal (dessa incorporação de juros sobre juros) e da exclusão da comissão de permanência, que certamente irá repercutir em uma significativa importante da dívida.

A Instituição Financeira ainda pode recorrer desta decisão!

Caso a decisão se confirme e após seu trânsito em julgado, será iniciada a fase de apuração do real valor devido que, de acordo com o Acórdão do Tribunal de Justiça, se fará pela taxa média de juros praticada pelo mercado financeiro.

A perícia deverá limitar-se aos parâmetros definidos no Acórdão de modo que, quando ela se realizar, ficará constatado que o valor devido pela Empresa é muito menor àquele cobrado pela Instituição Financeira.

MAIORES INFORMAÇÕES

Apelação: nº 0032709-60.2009.8.26.0071

  • Sobre o autorDra Joice Crespilho Advogada - Escritório Advocacia Particular e Empresarial
  • Publicações55
  • Seguidores161
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações450
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decisao-significativa-tjsp-da-provimento-ao-recurso-de-apelacao-contra-banco-do-brasil-excluindo-juros-abusivos-de-contratos-bancarios/353352323

Informações relacionadas

Recurso - TJSP - Ação Bancários - Apelação Cível

Recurso - TJSP - Ação Interpretação / Revisão de Contrato - Procedimento Comum Cível

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

Acompanhe o julgamento da Adin 2316 sobre capitalização de juros (Informativo 527)

Apelação - TJSP - Ação Limitação de Juros - Procedimento Comum Cível - contra Banco Agibank

Apelação - TJSP - Ação Limitação de Juros - Procedimento Comum Cível - contra Crefisa Crédito, Financiamento e Investimentos

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)